Creche Marieta Navarro Gayo diverte educando no dia do folclore

Foto divulgação acervo CMP


Por (Eni)


O dia do folclore é comemorado em 22 de agosto. Na comemoração desta data foram realizadas creche Marieta Navarro Gayo  diversas atividades para educação infantil relacionadas ao tema.  Ter conhecimento do folclore brasileiro, identificando suas características e valores, é o seu objetivo.

O folclore é um conjunto de manifestações da cultura popular que existe nos mais variados povos, nas várias regiões do mundo. É o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. A palavra tem origem no inglês, em que “folklore” significa sabedoria popular.

A palavra folclore foi utilizada pela primeira vez num artigo do arqueólogo William John Thoms, publicado no jornal londrino “O Ateneu”, em 22 de agosto de 1846 (por isso 22 de agosto é o dia do folclore).

As principais lendas e ritos do folclore brasileiro mais famosos são: o do Saci-Pererê, da Iara, do Bumba meu boi, do Lobisomem e da Mula sem cabeça.

Muitas dessas lendas são derivações de narrativas mitológicas dos povos europeus, como é o exemplo da Iara, uma “sereia da Amazônia”, que remete às sereias da mitologia grega, narradas por Homero, na Odisseia.

“Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou”. ( Xavier)

 


 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Powered by WordPress  |  iCommunity theme by FlexiThemes
Pular para a barra de ferramentas