
Os 45 Capítulos deste livro estão recheados de assuntos e coisas vividas na “Casa da Mãe Pobre”, durante os seus 50 (cinqüenta) anos de existência, ou seja, 10 de Novembro de 1940 a 10 de Novembro de 1990. Alguns dos Capítulos nos causam tristeza, mas a maioria nos alegra a alma, tais os seus lances.
Uma coisa desejamos salientar: Todos os Capítulos representam a expressão da verdade. Por mais tristes ou hilariantes, foram escritos tais quais se passaram. Se alguns dos Capítulos, como seja, Falsa Gravidez, apresentarem algumas coincidências, realmente assim aconteceu.
Em todos os casos procuramos a retidão, pedindo às Autoridades Divinas nos inspirassem o melhor caminho, com vistas às Leis de Deus. Que o Eterno Pai nos inspire sempre, é o que sinceramente almeja.
Henrique Magalhães

Fonte: Livro Casa da Mãe Pobre 50 anos de amor de Henrique Magalhães
Henrique Alves da Cunha Magalhães
1900 – 2004

Foto: Acervo CMP
Às 6 horas do dia 2 de julho de 2004, retornou ao mundo espiritual, estando para completar 104 anos de uma existência toda dedicada à caridade, o Espírito de nosso muito querido companheiro Henrique Magalhães. Seu corpo foi velado, durante o dia 2, na sede da Instituição Maria de Nazareth – Casa da Mãe Pobre -, na rua Frei Pinto, 16, para onde afluiu uma legião de amigos e de beneficiários de sua abençoada obra, ocasião em que a Casa de Ismael se fez representar por seu Diretor Lauro de O. São Thiago e pelo ex-Presidente Juvanir Borges de Souza. O enterro se deu no dia seguinte, sábado, no Cemitério do Parque da Colina, em Niterói (RJ), ali comparecendo, em nome da Federação, o Diretor Affonso Soares, que se associou, com breve alocução, às tocantes homenagens que lhe foram prestadas.